O Espírito dos Sais *

Em se tratando de fotografia, cada salto tecnológico engendra alterações dos padrões estéticos, novos objetos de interesse surgem e, por conseguinte, mudanças nas escolhas dos fotógrafos e do público “consumidor” de imagens fixas.

Vivemos um momento que está gerando transformações significativas, poder-se-ia dizer que a fotografia está se tornando volátil, ou talvez banal, fácil e mais massificada do que nunca. Há mesmo quem comece a pensar em fechar os olhos para melhor poder enxergar.

Telefones celulares, e-mails e Blogs nos atormentam com um volume incrível de imagens inúteis. Talvez por isso esteja acontecendo, por todos os cantos, um interesse pelos processos antigos que remontam os tempos de Fox Talbot, Bayard, etc… Papel Salgado, Goma Bicromatada entre outros processos passam a ser resgatados.

Temos um grupo de pesquisa, eu e meus alunos do IA da UFRGS, grupo empenhado há mais de um ano em revisitar os processos antigos de sensibilização de papéis para produção de imagens pela ação da luz solar (ou lâmpadas especiais UV que antes não existiam, pois tratam-se de técnicas do século XIX).

Ainda mais além, como as imagens não podem ser ampliadas e sim originadas por negativos que tenham o tamanho da imagem desejada, nos utilizamos dos meios digitais atuais como matriz de uma fotografia que terá um “acabamento” que esteticamente incorpora o erro e remete a todos aos primórdios da fotografia. Sem falar na possibilidade de, partindo desta imagem, buscar ampliá-la em grandes proporções por meio de impressoras sofisticadas formando assim uma imagem artística veículo de uma hibridização total de meios.

Propomos mostrar nosso trabalho desde os “bastidores”, bem como ensinar estas novas/velhas técnicas no intuito de popularizar, problematizar, causar um certo ruído nesta era das imagens perfeitas.

Prof. Luiz Eduardo Achutti

Maio de 2007

* Nome inspirado na publicação francesa L’Esprit Dês Sels de Randall Webb e Martin Reed.

———-———-———- (0O0) ———-———-———-

DÉJÀ VU – Experiências com a técnica da Goma Bicromatada*

Artistas, amigos, colegas, interessados, desinteressados…

Esta exposição propõe uma volta ao passado, conforme idéia proposta aos alunos da cadeira de Fotografia para Artes Gráficas do Instituto de Artes da UFRGS no início do ano letivo.

Por que voltar ao passado se o presente nos coloca em permanente estado de alerta, às voltas com conceitos e contemporaneidades de todos os tipos? Justamente por isso.

A Academia é o último reduto onde se pode flertar com a liberdade e reinventar utopias. Sugeri que revisitássemos a técnica do preparo de papéis fotográficos utilizando a Goma Bicromatada.

Os alunos aceitaram o desafio. Trabalhamos e aprendemos juntos. Foram mais de cem cópias de experiência com resultados que julgamos interessantes, sobretudo do ponto de vista didático. Até prova em contrário, pela técnica empregada, esta é uma exposição inédita levada à público.

Esta técnica foi muito utilizada no final do século XIX, pontuando experiências de inspiração impressionista pelos integrantes do Movimento Pictorialista nos EUA. Ela não é nossa, não é de ninguém, pertence à história da fotografia.

Eis então a experiência da Goma Bicromatada em Porto Alegre, pelos alunos do Iinstituto de Artes da UFRGS. Brindemos, pelo menos hoje, ao passado!

Prof. Luiz Eduardo Achutti

julho de 2006

* Texto de apresentação da exposição DÉJÀ VU, que ficou na sala OSCAR BOEIRA do MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.




Pesquisadores:

Adalberto Porto Alegre
Denis Nicola
Jandora Jakobson
Luiz Eduardo Achutti
Maria Zeca Fernández
Monica Esteve Ruschel
Tereza Mello

Calendário

junho 2017
D S T Q Q S S
« mar    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Já passaram pelo grupo:

Andrea Montenegro
Adreson Vita de Sá
Adriana Andricopulo
Adriana Barbosa
Adriane Pritsch
Carine Castilhos
Carina Serrano Levitan
Carolina Lemos
Fernanda Manéa
Gustavo Tijolo
Ivan Vieira
Janete Birck Nedel
Júlia Berenstein
Kátia Osório
Lara Alvares de Sosa Dias
Letícia Lampert
Ligia P. Ferreira
Marília Bianchini
Moara Hoppe
Monica Benedetti dos Santos
Natália Rizzi
Rafael Pagatini
Rodrigo Lourenço
Rodrigo Uriartt
Tatiana Klafke

free counters

%d blogueiros gostam disto: